Só de Sacanagem

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!

7 comentários:

Aline Teodosio disse...

Elaine, estou contigo minha amiga!
Esse comportamento de muitas pessoas me deixam indignadas, mas não é por isso que vou agir como elas. Jamais! A minha integridade e o meu caráter são preciosos. Eu prefiro acreditar sempre que tudo pode mudar e mudar pra melhor.
Bju

O meu pensamento viaja disse...

Elaine, quando a corrupção impera é preciso muita coragem para não se deixar ir na voragem da corrente.
É bom saber que "há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não", como diz o poeta.
Tenha uma boa semana.
Beijos,
Nina

Dinorah disse...

Elaine,
Estou lecionando em uma escola publica, no interior do interior. Menininhos, simples de chinelos, calças curtas, gente muito humilde. Comprei algumas caixas de lápis de cor e pensei em marcá-los para poder recolher todos no final dos trabalhos. Foi um bom engano. Sempre que terminam um trabalho, juntam os lápis, todinhos, e vem entregar com um "muito obrigada professora" - fico tão emocionada, e assim, continuo a ter esperanças no ser humano.
um beijo linda.

Patrícia ♥ disse...

Querida...

tem selinho no meu blog pra vc!!

Beijoos
http://pathyoliver.blogspot.com/2011/04/200-seguidores.html

Gabi =D disse...

Oi flor, tudo bem??
Passei aqui poq estava sentindo falta do seu cantinho. Adorei o post =D

Bjão ;**

Nadia Lis disse...

Oi amadinha tudo bem? Desculpe a ausência, estou voltando aos poucos e não poderia deixar de vir aqui!Então ... não devemos perder a esperança, enquanto a tivermos haverá chance de ter um mundo melhor, com pessoas honestas e solidárias...de um mundo onde os valores morais falem mais alto que a ambição...
Beijosss

Thaise disse...

Você está certissima, vamos manter nosso carater acima de tudo. Otima semana pra vc, um abraço!